O evento reuniu profissionais do Brasil, dos EUA e de Israel para debater e compartilhar práticas sobre “Estratégias que impactam a aprendizagem”
A Beit Yaacov é um Centro de Formação de Educadores e acredita na premissa da qualificação dos profissionais que compõem o quadro de uma escola. Sendo assim, em sua 4ª edição, o Congresso Beit Keness/Beit Yaacov abriu as portas, pela primeira vez, para mais de 400 educadores de todo o Brasil. Os participantes debateram sobre “Estratégias que Impactam a Aprendizagem”.
No discurso de abertura, a diretora geral da Escola Beit Yaacov, Gracia Klein, ressaltou: “Só ensina bem quem é responsável pelo mundo, como atestou a filósofa Hannah Arendt. Segundo Hannah, em seu livro Entre o Passado e o Futuro, ‘a educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele’. Acrescentando que a educação é, também, onde decidimos se amamos, sobretudo, nossas crianças o bastante”.
Ao final do discurso, a diretora da escola desejou: “Que as aprendizagens do Congresso Beit Yaacov possam aprimorar nossas intervenções com cada criança e jovem em cujo mundo se encontra nossa responsabilidade”.
Mestres de Cerimônia, os alunos do Ensino Médio apresentaram a abertura do evento e convidaram, após uma apresentação cultural de dança israeli, o professor de Harvard Tal Ben-Shahar para falar sobre “Liderança Positiva em diferentes épocas”.
No início de sua fala, Ben-Shahar destacou uma frase de Golda Meir para provocar a reflexão sobre o primeiro de seus cinco pontos abordados Permission to be human (Permissão para ser humano): “Those who don´t know how to weep with their whole heart don´t know how to laugh either. (Aqueles que não sabem chorar de todo o coração, também não sabem rir.)”. Os outros quatro tópicos abordados pelo professor foram Dealing with stress (Lidar com o estresse); Mindfulness (Atenção plena); Giving (Doação); Finding meaning (Encontrando significado). Com livros traduzidos para mais de 25 idiomas e em listas de best-sellers em todo o mundo, Ben-Shahar aborda temas como liderança, felicidade, educação, inovação, ética, autoestima, resiliência, entre outros.
Ao longo do dia, palestrantes internacionais e nacionais, incluindo educadores da Beit Yaacov, apresentaram suas práticas e experiências. Pamela Rosa, consultora de desenvolvimento profissional, esteve pela segunda vez em nosso Congresso, ministrou workshops e encerrou o evento. Diretamente dos Estados Unidos, a professora continuou o trabalho na escola, durante a semana, observando aulas, conversando com os alunos e compartilhando conhecimento com os educadores da escola.
“Acreditamos na importância de estarmos sempre estudando para aprender e refletir e, a cada dia, aperfeiçoarmos as nossas práticas. Agradeço, profundamente, a equipe da nossa escola que, mais uma vez, demonstrou sintonia, organização e profissionalismo, durante o 4º Congresso Beit Keness/Beit Yaacov”, afirmou Esther Dayan.
Núcleo Judaico
Além de participarem do Congresso Beit Keness, a professora israelense Margalit Kavenstock e o Rabino Jonathan Rietti realizaram, com a equipe do Núcleo Judaico da Escola Beit Yaacov, incluindo direção, coordenação, professores e assistentes, capacitações focadas nas necessidades e demandas da área. O Rabino Jonathan Rietti atua como consultor educacional em mais de 30 escolas judaicas nos Estados Unidos e Europa e oferece assessoria pedagógica. Mestre em Educação, desenvolveu um currículo de Torá e História Judaica, baseado na metodologia Montessori. É especializado em técnicas para fluência de leitura hebraica. Durante a 4ª edição do Congresso Beit Keness, o Rabino Rietti ministrou workshops sobre: “A transmissão de valores tradicionais de forma contemporânea” e “Técnicas para melhorar a fluência da leitura em ivrit”.
A professora Margalit Kavenstock é especialista no ensino de Hebraico como segunda língua e estudos judaicos na Diáspora. Tem extensa familiaridade com a realidade da educação judaica e ensino de Hebraico na Diáspora, bem como rica experiência educacional na formação de professores, projetando currículo e unidades de aprendizagem para alunos de diferentes faixas etárias. Dentre os workshops e palestras ministrados no 4º Congresso Beit Keness, abordou os seguintes temas: “O ensino do Hebraico como língua adicional”, “Proficiency approach” (A Aprendizagem comunicativa), “Jogos e atividades de comunicação para estimular a oralidade”, “Estratégias para prática de leitura”, “A importância da consciência fonológica”, “Como construir uma aula eficaz?”, dentre outros.
Parceria Família-Escola
A Beit Yaacov acredita que a educação de crianças e jovens é um processo compartilhado entre escola e família. Sendo assim, foi criado um Centro de Estudos para Pais, dentro do ambiente escolar, para suprir espaços de uma parceria de estudo, análise e percepção de que o indivíduo que está em casa apresenta similaridades com tantos indivíduos em outros lares. E discutir conjuntamente essas similaridades, recorrências e peculiaridades das diferentes faixas etárias entre os pais, educadores, especialistas apresenta inúmeras soluções para velhos e novos problemas.
Na mesma data do Congresso Beit Keness, à noite, o professor Tal Ben-Shahar retornou à escola para conversar com as famílias com o foco em “Psicologia Positiva e Psicologia da Liderança”. O evento reuniu mais de 500 pessoas, no Teatro J. Safra.
“Foi maravilhoso conhecer um pouco do trabalho de Tal Ben-Shahar. Conversei com profissionais da área da Educação, que tiveram a oportunidade de participar do evento e ficaram impressionados. Só tenho elogios à Beit Yaacov que, com eventos como esse, nos fazem ter orgulho da escola”, diz Marcia M., mãe de alunos.