Despedida para o embaixador Yossi Shelley

Daniel Waismann - Da Redação

Depois de quatros de sua missão diplomática no Brasil, o embaixador israelense Yossi Shelley se despediu do país. “Israel e Brasil estão muito mais perto, são amigos, têm projetos em comum, e estou feliz com essa despedida com a comunidade judaica, que muito me apoiou durante essa época”, afirmou Shelley. Ele falou sobre os desafios de sua missão. “O grande desafio foi mudar a mentalidade de algumas autoridades brasileiras em relação a Israel”.

Autoridades e líderes da comunidade judaica participaram do jantar, na Hebraica, de despedida do embaixador. O evento, teve como anfitriões a Hebraica, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) e o Consulado Geral de Israel em São Paulo, representados pelo presidente da Hebraica, Daniel Leon Bialski, o da Conib, Claudio Lottenberg e pelo cônsul-geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi.

Devido à pandemia, o jantar teve número restrito de convidados, mas foi um momento importante para marcar o trabalho do embaixador israelense no País. Yossi Shelley chegou ao Brasil no ano de 2017, com o objetivo de promover as boas relações entre Brasil e Israel, que avançaram no período. A ajuda de Israel a Brumadinho, acordos bilaterais em energia e segurança, a vinda do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ao Brasil e a ida do Presidente Jair Bolsonaro a Israel foram alguns dos seus avanços dos últimos anos.

Entre as autoridades presentes no evento estavam Milton Ribeiro, ministro da Educação; Fabio Wajngarten, secretário de Comunicação da Presidência da República, além de líderes da comunidade judaica e empresários, como Gaby Milevsky, diretor-superintendente da Hebraica; Sebastian Watenberg, presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul; Hélio Seibel, presidente da Leo Madeiras; Renato Ochman, presidente da Câmara Brasil-Israel de Indústria e Comércio (BRIL Chamber); Jack Terpins, presidente da União Macabi Mundial e presidente do Congresso Judaico Latino-Americano; Ary Berguer, vice-presidente da Conib, e membros da Federação Israelita do Estado de S.Paulo (Fisesp), como seu presidente Luiz Kignel e o presidente executivo, Ricardo Berkientsztat.

Aproximação ainda maior

“O embaixador Yossi Shelley realizou trabalho importante para a aproximação ainda maior de nossos países, que existe desde a independência do Estado de Israel. Um legado que trabalharemos para perpetuar. Em nome do Consulado de Israel, agradeço e desejo a ele nossos melhores votos de retorno”, falou Alon Lavi, que disse que aprendeu muito com Shelley, ressaltando que foi o único embaixador a visitar estados como Roraima e o Acre.
“Yossi foi o melhor embaixador de Israel que nós tivemos no Brasil”, afirmou Jack Terpins. Claudio Lottenberg realçou o bom desempenho de sua missão no Brasil: “O dinamismo e a capacidade de trabalho marcou um momento de grande aproximação entre Brasil e Israel. Somos gratos por ele ajudar a engrandecer os laços entre as duas nações”.

“Temos a honra de homenagear o embaixador Yossi Shelley na Hebraica, que é um pedaço de Israel no Brasil. Agradecendo tudo o que ele fez para fortalecer ainda mais os laços entre os dois países”, destacou Daniel Bialski.
O jantar se deu no novo espaço Mitzpê, na Hebraica. “É uma honra sermos os anfitriões da despedida do embaixador, uma figura que tanto apoiou a nossa comunidade”, disse Fernando Rosenthal, futuro presidente eleito da Hebraica. Avi Gelberg, presidente do Conselho Delibertativo do clube, complementou, falando sobre o ciclo que se encerrou com a saída de Shelley. “Ele incentivou muitos trabalhos que fizemos na Hebraica e em outras entidades”.

Fabio Wajngarten disse que “Israel e Brasil seguirão unidos pelas várias sementes que o embaixador plantou por aqui”. Milton Ribeiro falou que fez questão de estar presente ao evento e lembrou quando foi convidado para a Embaixada de Israel no Brasil para o acendimento de umas das velas de Chanucá.

Por fim, Shelley falou do que vai sentir mais falta do Brasil. “Do povo brasileiro, que me recebeu com tanto carinho, da comunidade judaica, das organizações e, claro, do futebol”.

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize

Powered by WP Bannerize