Alinhado aos valores da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e aos compromissos de fazer a diferença na saúde no Brasil, o Instituto Vicky e Joseph Safra doou R$ 7,6 milhões que foram direcionados à Unidade de Pronto Atendimento Campo Limpo e aos hospitais municipais M’Boi Mirim – Dr. Moysés Deutsch e Vila Santa Catarina – Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho, todos sob a gestão do Einstein. A doação se deu pouco antes do momento mais agudo da Covid-19 e ajudou a atenuar os efeitos da pandemia na fase considerada mais crítica para a cidade de São Paulo. “Nesse momento de crise sanitária, o engajamento social e a união de esforços têm se tornado um mecanismo assertivo e promissor para o combate ao novo coronavírus. “Ficamos, portanto, muito honrados por receber essa doação do Instituto Vicky e Joseph Safra e pela confiança depositada nos nossos propósitos e inciativas de promoção à saúde para a população”, ressalta Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.
O Banco Safra sempre se preocupou muito com a comunidade, sobretudo com os mais necessitados. Historicamente, sempre fez doações a várias causas nas áreas de saúde, educação e cultura. Agora, com a pandemia, o Safra elegeu os hospitais públicos e filantrópicos como prioridade. A estratégia focada permitiu que o Safra ajudasse os hospitais que teriam o maior impacto social, entre aqueles sob a responsabilidade do Einstein.
Os recursos doados foram voltados para a ampliação de 40 leitos de UTI totalmente equipados – com camas, ventiladores mecânicos, monitores multiparamétricos, bombas de infusão, insumos necessários para o funcionamento dos equipamentos –, além da aquisição de um milhão de máscaras cirúrgicas descartáveis e 200 mil aventais hospitalares de manga longa para garantir a proteção dos profissionais de saúde. Com sólido compromisso social e atuação filantrópica, o Instituto tem um histórico de doações para o Einstein desde o início das operações dessa organização. Vicky e Joseph Safra dão nome, inclusive, a um dos pavilhões do Hospital Israelita Albert Einstein.